Pode ser utilizada tanto para gerar ideias
sobre determinado assunto e/ou problema como também para instigar a reflexão e
debate sobre as melhores soluções de um dado problema, fazendo com que os
integrantes do grupo tenham de ARGUMENTAR e DEFENDER suas opiniões. Sentados em
círculo, o professor sorteará um papel e começará a dinâmica dizendo uma única
palavra que faça referência ao tema sorteado. Em seguida passará o papel para o
aluno ao seu lado e este deverá falar outra palavra e assim sucessivamente.
Para que haja variedades, não pode falar algo que já tenha sido mencionado.
Cada palavra dita deverá ser escrita no quadro pelo professor ou pelo próprio
aluno.
Material: - Caixa ou saco pequeno, piloto, quadro, papéis
com nomes de temas clique aqui da atualidade e/ou problemas relacionados ao
tema para levantamento de ideias/soluções. Exemplo: Informática, , violência,
direitos humanos, meio ambiente, tecnologia, educação, política, impostos,
falta de água, ou qualquer outro tema
relacionado a sua disciplina ou não. Formação:
- Alunos sentados em círculo.
Objetivos: - Adquirir
vocabulário; - Discutir conhecimentos gerais; - Defender seu ponto de vista; -
Respeitar o ponto de vista alheio; - Estimular o raciocínio rápido.
Dica: O professor poderá
colocar mais papéis do tema a ser estudado na aula e após todos participarem
dizendo uma palavra ele começará uma discussão. A dinâmica do pró e contra é
muito bem vinda nesse tipo de atividade. Divide-se a turma em duas equipes e cada uma terá uma posição
divergente da outra. Cada equipe elaborará argumentos para explicar à turma o
porquê de ser contra ou a favor de determinado assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário