PROJETO
MEIO AMBIENTE
1.
Título do Projeto:
Lixo nosso de cada dia.
2.
Ano de aplicação do projeto:
Alunos do 5º ano
do Ensino Fundamental.
3. Números de alunos:
23
alunos
4.
Seleção
do tema:
Todas as previsões indicam
que a população crescerá ainda mais aceleradamente nas próximas décadas. A
produção de lixo excessivo e de produtos que causam danos ao meio ambiente
exige que a humanidade repense seu modo de vida e tome medidas para
transformá-lo. A seleção do tema desse projeto surgiu após uma videoconferência
com a tutora e integrantes do grupo de mídias da Educação. Essa
videoconferência realizada pelo skype foi relevante para a decisão do presente
projeto, levando em deferência os interesses apresentados na mesma, visto que é
necessário a construção de um mundo mais sustentável, em que as necessidades
humanas sejam atendidas sem prejudicar o meio ambiente.
5.
Disciplinas
e conteúdos curriculares:
v Ciências
da natureza: lixo, uma questão ambiental; problemas e soluções do lixo; tempo
de decomposição; reciclagem.
6.
Problematização:
A vida humana desenvolveu-se
com base em atividades que produzem muito lixo, sem se preocupar com o descarte
consciente. Quando o indivíduo deixa de levar em conta apenas os interesses
pessoais preocupando-se também com o meio ambiente, a produção de lixo se
transforma num ato de cidadania. Portanto, como o lixo doméstico que produzimos
afeta o meio ambiente?
7.
Objetivo
geral
v Conscientizar
sobre o problema do lixo no meio ambiente, enfatizando os benefícios da coleta
seletiva, da redução de resíduos, do reaproveitamento e reciclagem, para evitar
o desperdício, e assim, gerar menos lixo.
8.
Objetivos
específicos
v Trabalhar
coletivamente;
v Melhorar
a autoestima;
v Favorecer
a consciência crítica e de cidadania;
v Integração
com a ferramenta skype.
9. Justificativa:
O ser humano precisa compreender que o modo que se age em
relação ao lixo que é produzido em suas casas e se descarta de forma incorreta
pode ajudar a reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente.
Temos diversas ações para ajudar a melhorar o meio
ambiente, é possível reutilizar embalagens de diversos produtos, outra ação é
reciclar o papel, plástico, vidro e metal, que demoram a se decompor. Reduzir o
consumo também ajuda a diminuir o volume de lixo.
As atitudes de
cada um tem alcance limitado, porém, dão exemplo que podem ser seguidos por
outras pessoas. Além dessas atitudes, é importante manter o compromisso com a
cidadania para melhorar o próprio ambiente, o país e o planeta. Essa
conscientização demonstra uma forma de aprender novos meios de proteger o meio
ambiente, onde deve ser explorada, vivenciada e aprendida, resgatando no
cotidiano das práticas pedagógicas o consumo correto e descarte do lixo
produzido na casa dos alunos. Os dicentes fazem parte dessas atitudes.
O presente projeto leva em conta a integração das mídias
para estimular os alunos a entenderem o lado positivo, correto para o futuro do
planeta, cuidando do seu próprio lixo pode ter um grande impacto para a
melhoria da qualidade do meio ambiente.
O presente projeto também se justifica por aprimorar a
convivência em grupo e pela introdução das tecnologias na prática pedagógica,
levando o aluno a construir seu conhecimento, pois o aluno irá interagir,
participar, transformar, reelaborar e agir em seu meio e em outras realidades.
10. Metodologia
Para
alcançar os objetivos pré-estabelecidos sistematizou-se uma metodologia de
trabalho que facilita ao aluno a construção da consciência sobre os prejuízos
do lixo no meio ambiente, fazendo análises e questionamentos importantes para
seu entendimento. Para isso buscou-se práticas que ofereçam possibilidades para
que todos os participantes possam observar, analisar fatos de maneira crítica,
questionar sobre todos os tipos de lixo e a degradação do meio ambiente,
reconhecendo as necessidades e oportunidades de modificar suas atitudes, tanto
em casa, na rua e na escola, para assim, garantir um meio ambiente saudável.
Serão
promovidos vídeos, pesquisas, palestras com videoconferência com a utilização
da ferramenta skype, tarefas de catação de lixo na escola, recolhendo latas e
papéis para reciclagem.
Antecipadamente
será procurado o órgão responsável pela coleta e distribuição de lixo na
cidade, para uma videoconferência com os alunos e professores responsáveis,
permitindo aos mesmos explorar suas dúvidas e entender para onde vai os
resíduos de lixo de suas residências.
11. Cronograma
PERÍODO
|
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
|
|
1º dia
|
Vídeo: Ilha das flores.
Como forma de registrar fazer uma ilustração do que mais gostou no vídeo.
Conversa sobre o vídeo.
|
|
2º dia
|
Pesquisa sobre o lixo e
sua reutilização.
|
|
3º dia
|
Coleta de lixo na escola e
separados no recipiente correto para o destino de cada um.
|
|
4º dia
|
Videoconferência,
utilizando o skype com o secretário do meio ambiente do município.
|
|
5º dia
|
Oficina de reciclagem de papel. Relatório
das atividades desenvolvidas durante o projeto.
|
|
12. Recursos
Materiais:
v Computador
com internet;
v Programa
skype;
v Material
para reciclagem;
Humanos:
• Alunos
• Professores
• Parceiros: Secretário do Meio ambiente.
13. Avaliação
Será
avaliado no decorrer do projeto a participação, interesse, cooperação, envolvimento
e dedicação da turma, se participaram ativamente da videoconferência com
respeito e questionamentos coerentes ao tema de estudo. Os pontos negativos e
positivos também serão avaliados para se alcançar os objetivos propostos no
projeto.
Muito bom trabalhar com projetos!! Amei tudo, parabéns!!
ResponderExcluirObrigada colega!
Excluir