quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PROJETO MEIO AMBIENTE

PROJETO MEIO AMBIENTE

1.    Título do Projeto:

Lixo nosso de cada dia.

2.    Ano de aplicação do projeto:

 Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

3.    Números de alunos:

    23 alunos

4.    Seleção do tema:

Todas as previsões indicam que a população crescerá ainda mais aceleradamente nas próximas décadas. A produção de lixo excessivo e de produtos que causam danos ao meio ambiente exige que a humanidade repense seu modo de vida e tome medidas para transformá-lo. A seleção do tema desse projeto surgiu após uma videoconferência com a tutora e integrantes do grupo de mídias da Educação. Essa videoconferência realizada pelo skype foi relevante para a decisão do presente projeto, levando em deferência os interesses apresentados na mesma, visto que é necessário a construção de um mundo mais sustentável, em que as necessidades humanas sejam atendidas sem prejudicar o meio ambiente.


5.    Disciplinas e conteúdos curriculares:

v Ciências da natureza: lixo, uma questão ambiental; problemas e soluções do lixo; tempo de decomposição; reciclagem.

6.    Problematização:

A vida humana desenvolveu-se com base em atividades que produzem muito lixo, sem se preocupar com o descarte consciente. Quando o indivíduo deixa de levar em conta apenas os interesses pessoais preocupando-se também com o meio ambiente, a produção de lixo se transforma num ato de cidadania. Portanto, como o lixo doméstico que produzimos afeta o meio ambiente?

7.    Objetivo geral

v Conscientizar sobre o problema do lixo no meio ambiente, enfatizando os benefícios da coleta seletiva, da redução de resíduos, do reaproveitamento e reciclagem, para evitar o desperdício, e assim, gerar menos lixo.

8.    Objetivos específicos

v Trabalhar coletivamente;
v Melhorar a autoestima;
v Favorecer a consciência crítica e de cidadania;
v Integração com a ferramenta skype.

9.    Justificativa:

O ser humano precisa compreender que o modo que se age em relação ao lixo que é produzido em suas casas e se descarta de forma incorreta pode ajudar a reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente.
Temos diversas ações para ajudar a melhorar o meio ambiente, é possível reutilizar embalagens de diversos produtos, outra ação é reciclar o papel, plástico, vidro e metal, que demoram a se decompor. Reduzir o consumo também ajuda a diminuir o volume de lixo.
 As atitudes de cada um tem alcance limitado, porém, dão exemplo que podem ser seguidos por outras pessoas. Além dessas atitudes, é importante manter o compromisso com a cidadania para melhorar o próprio ambiente, o país e o planeta. Essa conscientização demonstra uma forma de aprender novos meios de proteger o meio ambiente, onde deve ser explorada, vivenciada e aprendida, resgatando no cotidiano das práticas pedagógicas o consumo correto e descarte do lixo produzido na casa dos alunos. Os dicentes fazem parte dessas atitudes.
O presente projeto leva em conta a integração das mídias para estimular os alunos a entenderem o lado positivo, correto para o futuro do planeta, cuidando do seu próprio lixo pode ter um grande impacto para a melhoria da qualidade do meio ambiente.
O presente projeto também se justifica por aprimorar a convivência em grupo e pela introdução das tecnologias na prática pedagógica, levando o aluno a construir seu conhecimento, pois o aluno irá interagir, participar, transformar, reelaborar e agir em seu meio e em outras realidades.

10. Metodologia

Para alcançar os objetivos pré-estabelecidos sistematizou-se uma metodologia de trabalho que facilita ao aluno a construção da consciência sobre os prejuízos do lixo no meio ambiente, fazendo análises e questionamentos importantes para seu entendimento. Para isso buscou-se práticas que ofereçam possibilidades para que todos os participantes possam observar, analisar fatos de maneira crítica, questionar sobre todos os tipos de lixo e a degradação do meio ambiente, reconhecendo as necessidades e oportunidades de modificar suas atitudes, tanto em casa, na rua e na escola, para assim, garantir um meio ambiente saudável.
Serão promovidos vídeos, pesquisas, palestras com videoconferência com a utilização da ferramenta skype, tarefas de catação de lixo na escola, recolhendo latas e papéis para reciclagem.
Antecipadamente será procurado o órgão responsável pela coleta e distribuição de lixo na cidade, para uma videoconferência com os alunos e professores responsáveis, permitindo aos mesmos explorar suas dúvidas e entender para onde vai os resíduos de lixo de suas residências.

11.  Cronograma

PERÍODO
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
1º dia
Vídeo: Ilha das flores. Como forma de registrar fazer uma ilustração do que mais gostou no vídeo. Conversa sobre o vídeo.
2º dia
Pesquisa sobre o lixo e sua reutilização.
3º dia
Coleta de lixo na escola e separados no recipiente correto para o destino de cada um.
4º dia
Videoconferência, utilizando o skype com o secretário do meio ambiente do município.
5º dia
Oficina de reciclagem de papel. Relatório das atividades desenvolvidas durante o projeto.


12. Recursos

Materiais:

v Computador com internet;
v Programa skype;
v Material para reciclagem;

Humanos:

 •  Alunos
•   Professores
•   Parceiros: Secretário do Meio ambiente.


13. Avaliação


Será avaliado no decorrer do projeto a participação, interesse, cooperação, envolvimento e dedicação da turma, se participaram ativamente da videoconferência com respeito e questionamentos coerentes ao tema de estudo. Os pontos negativos e positivos também serão avaliados para se alcançar os objetivos propostos no projeto.

2 comentários: