WebQuest

O lixo é a nossa cara


Introdução:


    O lixo produzido por uma pessoa chega a ser de 5 kg por dia, se somarmos esta produção em uma cidade, é aterrador. Esta questão é preocupante, porque quando o indivíduo deixa de se preocupar com a questão ambiental, sem considerar o descarte consciente e correto do lixo se torna insustentável para o planeta.
     O lixo é uma ação de cidadania, os seres humanos precisam repensar, reorganizar, ressensibilizar para esse quesito. Se começarmos hoje a parar, olhar nos olhos das crianças e pensar o que será daqui a 10, 20, 30 ou 40 anos, com este nível de lixo que esta sendo produzido e descartado em lugares indevidos, começaremos a nos motivar, diminuindo a produção de lixo, a nos preocuparmos mais, até chegarmos à consciência que a reciclagem é a solução. A educação ambiental é a única alternativa.


Público:

  • Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Tema:

 A produção de lixo exagerado e de produtos que provocam prejuízos ao meio ambiente, requer que o ser humano repense seu modo de vida e tome medidas para transformá-lo. É necessário a construção de um mundo mais sustentável, em que as necessidades humanas sejam atendidas sem prejudicar o meio ambiente. Precisamos nos conscientizar em como gerar menos lixo, descartando-os em locais corretos para a reciclagem e salvar o planeta.


Tempo:

Uma semana


Recursos:

  • https://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8 - Os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como uma solução.
  • https://www.youtube.com/watch?v=LETSDS8qm9U - Ilha das flores.
  • https://www.youtube.com/watch?v=C5Ey1R_G5mA - Vídeo aula sobre Lixo e Reciclagem.
  • https://www.recicloteca.org.br


Tarefa:


  1. Assistir o vídeo Ilha das flores.
  2.  Os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como uma solução.
  3. Vídeo aula sobre Lixo e Reciclagem.
  4.  Individualmente vocês irão fazer uma pesquisa sobre o lixo que produzimos e refletir o que nós podemos fazer para cuidar da saúde de nosso planeta e combater a poluição. Para isso vocês terão que, depois de assistirem os vídeos realizar uma pesquisa sobre o lixo: conceito, proveniência, destino, tempo de decomposição de alguns materiais, coleta seletiva e reciclagem;
  5. Em grupos de três alunos , discutam entre si, o que pode-se fazer para ajudar o meio ambiente e organizem uma campanha preventiva, através de cartazes, faixas ou desenhos de forma a conscientizar a comunidade escolar.
  6. Elabore individualmente uma história em quadrinhos informando sobre os benefícios da reciclagem.



Avaliação:

  •         A avaliação é contínua envolvendo todo o andamento do desenvolvimento das atividades.  Será observado, a participação, o interesse, a interação, a organização, a criatividade, e o desempenho no trabalho individual e em trio.
  • A avaliação dos cartazes, faixas, desenhos e da história em quadrinhos será avaliado através averiguação dos seguintes requisitos: 
  •  APARÊNCIA CRIATIVIDADE CLAREZA FUNCIONALIDADE



Conclusão:


                Os recursos oferecidos pelo nosso planeta têm que ser usados de maneira que estes não acabem e gerem um ambiente saudável para a humanidade.  O ser humano precisa compreender que o modo que se age em relação ao lixo que é produzido em suas casas, escolas, ruas, etc. e se descarta de forma correta pode ajudar a reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente.
Conclui-se que temos diversas ações para ajudar a recuperar o meio ambiente, é possível reutilizar embalagens de diversos produtos, outra atitude é reciclar o papel, plástico, vidro e metal, que demoram a se decompor. Diminuir o consumo também ajuda  no volume de lixo produzido. Após aprendermos aqui, vamos procurar aplicar na nossa vida. Sempre que um objeto não puder ser reaproveitado e for preciso o seu descarte, faça-o adequadamente, encaminhando o lixo inorgânico para reciclagem separadamente. As atitudes de cada um de nós tem alcance limitado, porém, façamos nossa parte que darão exemplos que podem ser seguidos por outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário